top of page

Opinião: "1986"


Género: Comédia

Criador: Nuno Markl

País de Origem: Portugal

Emissora: RTP e RTP Play

Duração: 40 minutos

Número de episódios: 13

Data de estreia: 13 de Março de 2018

Classificação IMDb: 8,2/10 ✫

A minha classificação: 5/5 ✫

Sinopse:

A série acontece em 1986, durante a segunda volta de uma das eleições presidenciais mais intensa de sempre em Portugal. Num lado, Mário Soares, e do outro, Freitas do Amaral. O duelo contamina tudo e todos, e até uma clássica busca pelo amor. Aqui aparece a história de Tiago. Um jovem tímido, filho de um comunista ferrenho que terá de engolir o sapo de votar em Mário Soares. O jovem apaixona-se por Marta, idealista candidata a astronauta, filha de um empresário de videoclubes que organiza festas para Freitas do Amaral.

Opinião: Assisti a uma das melhores séries da minha vida. Ainda bem que a RTP apostou nesta série, foi um excelente trabalho do Nuno Markl. Para quem não sabe, Nuno Markl é "fã" dos anos 80 e é um profundo conhecedor da época, até porque viveu nessa altura, onde viveu a sua adolescência.

A série prende logo desde o primeiro episódio. Acho que aquele ambiente da década de 80 está bem representado e o público, mesmo aquele que nunca viveu (como eu!). Mas a história também nos prende e as personagens? São do melhor. A história guia-se a partir da segunda volta das eleições de 86', que opunha Mário Soares e Freitas do Amaral. De um lado temos os apoiantes de Mário Soares e do outro do "Freitas" e muita personagens vão entrar em confronto por causa desta eleições e esses confrontos são extremamente hilariantes, mas pelo o meio temos algumas lições de vida...

Em termos de personagens, eu adorei todas, sem exceção. Mas a minha favorita é certamente a Marta. Ela é super gira e é uma espécie de rebelde nerd que quer conquistar a sua liberdade com pequenas coisas. Começa com o sonho de ser astronauta de seguida segue-se a rádio pirata em que se torna locutora e por fim uma relação amorosa com um rapaz que é filho de um homem de esquerda, o que o seu pai mais temia visto que é de direita! É uma série interessante, cheias de referencias a uma época louca, com uma história apaixonante e por mim veria uma segunda temporada. É o que eu mais desejo...

Também podes gostar de:
bottom of page