top of page

"A Purga" (2013) : Opinião do filme


Nome Original: "The Purge" Género: Terror, Suspense Ano: 2013

País: EUA Duração: 88 minutos Distribuidora: Universal Pictures Roteiro: James DeMonaco

Elenco Principal: Ethan Hawke,Lena Headey,Adelaide Kane e Max Burkholder Pontuação IMBd: 5,7/10 A minha pontuação: 4,5/5

Sinopse: Em 2022, os Estados Unidos vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego de sua história, tudo devido ao "Expurgo": um período anual de 12 horas no qual todo e qualquer crime é permitido, com pouquíssimas restrições, e os serviços emergenciais ficam suspensos. A premissa dos criadores da ideia é que isto é uma forma de os humanos liberarem seus instintos assassinos e transgressores, embora críticos afirmem que só os ricos conseguem ficar protegidos durante o período, enquanto que os pobres ficam entregues à própria sorte.

A minha opinião: Apesar de estar cotado como um filme de terror, eu acho que não se encaixa muito nesse "grupo" porque: primeiro, o filme não mete medo nenhum ( como a maior parte dos filmes de terror) e segundo, o "verdadeiro" terror deste filme não se estava presente nas mortes que haviam durante o filme, mas sim nos acontecimentos do filme , ou seja , se aquela noite de Purga fosse real no nosso mundo atual, como é que nós reagiríamos? O que é que nós faríamos? Aceitávamos aquilo? Eu durante e depois do filme pensei e tudo isto e acho que cheguei a algumas respostas.

Primeiramente, eu acho que nunca iria aceitar a Purga anual, mesmo que baixasse a taxa de crime globalmente pois durante este dia muitas pessoas inocentes poderiam ser mortas e podiam ser muitas mais do que num ano sem o Expurgo. Não me cabe na ideia isto. Segundo, acho que quem seria o mais prejudicado seriam as pessoas mais pobres pois não teriam maneiras sofisticadas de se salvarem nem teriam direito a defesa após a morte delas. Acho que isto não é assim tão benéfico como parece. Mas falando do enredo em si, eu gostei da história consegui prender logo desde o primeiro minuto, embora eu tenha descoberto um segredo do filme logo no inicio. Mas para quem não desconfiar de nada, será uma surpresa e acho que irão gostar. O filme não se limita só a mortes, mas sim à capacidade de sobreviver sobre uma pressão enorme sobre as sua próprias vidas. Em termos de elenco, dou um destaque imenso ao ator Max Burkholder que fez de Charlie e também ao ator que interpretou o psicopata,Rhys Wakefield. O primeiro destaco pelo facto de ser tão novo e interpretar tão bem uma personagem que parecia que era a com mais cabeça de todo o filme e foi uma espécie de herói. O segundo destaco pelo facto de interpretar tão bem o seu papel, usando

um ar sereno, umas falas pausadas e uma capacidade de persuasão sobre a família. Acho que foi uma mais valia neste filme, gostei muito do ator e personagem esteve muito bem interpretada.

Para concluir, eu não achei o filme uma grande obra prima mas a capacidade de mexer com o meu psicológico e com o meu pensamento de como seria a vida naquele mundo consegui atrair a minha atenção e, por isso, torna-se um filme que eu recomendo-vos. Espero que o assistam e depois digam-se o que acharam!

Espero que tenham gostado do post e se quiserem que eu traga mais posts sobre filmes podem me contactar pelo Instagram (@blogpretovermelho), por email que está por aí algures ou deixando nos comentário. A decisão é vossa, obrigado por lerem o post e até à próxima.

Também podes gostar de:
bottom of page