O Vlogger: Entrevista
- Fernando Silva
- 19 de jun. de 2017
- 4 min de leitura

Olá a todos! O post de hoje será um pouco fora do habitual,pois hoje vou iniciar uma espécie de série,em que eu farei entrevistas a youtubers ou bloggers. Eu para já,só tenho duas entrevistas já feitas,esta e outra que sairá para a semana, e eu não sei se terei mais e por isso não vou conseguir colocar esta série com dia ou mês fixo.
O primeiro convidado que eu recebo neste novo espaço do blog é o jovem youtuber Tiago Santos,mais conhecido por O Vlogger (podem visitar o canal dele clicando aqui). Este simpático rapaz têm 12 anos e há um ano, decidiu publicar o seu primeiro video e até hoje continua e,conta agora com quase 550 subscritores!
O Vlogger aceitou logo o meu convite para ser a minha "cobaia" nesta nova série do blog.Posso vos dizer que vamos falar muito sobre o youtube,como é óbvio,mas também um pouco a nível pessoal. O que é que te motivou a criares o canal? Bem,eu desde os meus 6/7 anos que brincava aos "telejornais",até aos meus 8 anos mais ou menos e, a partir daí comecei a ter gosto de fazer vídeos!Tanto que até fazia entrevistas na rua...Era um menino muito inocente (risos)
Tens algum youtuber em que te inspires? Sei que gostas muito da Mariana Gomes,aliás eu também!
Verdade,bem eu como vejo vários vídeos no Youtube,eu acabo por me inspirar em vários vídeos e, no fim,acabo por montar a minha ideia.
O Youtube já te trouxe algum reconhecimento,por exemplo,alguém vir ter contigo na rua?
Já!
E é bastante gratificante que as pessoas reconheçam o teu trabalho! E o que é que essas pessoas,normalmente te dizem?
Dizem,que gostam do meu trabalho,dão sugestões de vídeos e,ficamos a falar cerca de 5 a 10 minutos.
Tu à pouco tempo fizeste umas mudanças no teu canal,isso deveu-se a quê?
Isso deveu-se ao facto de eu não me identificar com "aquele Tiago" e,às vezes, sentia que produzia conteúdo por produzir...mas à um tempo,a pedido de muitos subscritores ,voltei aos vídeos "antigos",mas o novo Tiago continua no canal!
Obviamente,as mudanças são necessárias....
Concordo!!Precisamemente,eu até fiz um vídeo (podem vê-lo clicando aqui) a abordar esse tema,neste caso sobre a mudança de escola.
Algo que eu ainda estou a ponderar...se irei mudar ou não...

Eu vi e,achei super interessante,porque muita gente está na mesma situação de que tu.
Pois...eu decidi publicá-lo porque é algo que nos afeta,no bom e no mau sentido.
Tu sentes ,no fundo, que és uma espécie de psicólogo dos teus subscritores/seguidores?
Francamente,não acho que sou,mas gosto que eles falem comigo sobre os seus problemas,pois eu acho que sou bom a dar conselhos(risos).Até gostaria de criar um série,no canal,sobre dilemas...Seria uma série parecida com "Terças Secretas" da Inês Rochinha ou "Pare de Mimi" da Gabi Fadel. Era o que eu estava a pensar(risos).O que te mais agrada no teu canal?
O que mais me agrada no meu canal é o meu público,está sempre lá a apoiar-me.
E em termos de conteúdo?
São sem dúvida os vlogs ou quando simplesmente falo ou conto algo para a câmara. E não te sentes constrangido quando fazes isso na rua?
Agora nem tanto!Pois quando era mais pequeno,já o fazia mas não deixa de ser um pouco invulgar pois as pessoas não estão habituadas a esta realidade,mas já não ligo tanto.
E o que menos te agrada ou o que tens de melhorar no teu canal? Acho que tenho de melhorar regularidade de que faço vídeos,mas não é fácil...
Eu bem sei.Escola,os trabalhos,não ajudam!! Pois! As pessoas pensam que ser youtuber é fácil, mas não é bem assim,para fazer um vídeo posso chegar a demorar 8 horas ou até dias,conforme o estilo de vídeo!

Sentes-te bem com o conteúdo que produzes? Actualmente sim!Sinto-me em "casa"! Isso é o que importa! Já recebeste hate? Não sei se posso considerar hate,mas insultos já recebi...tanto no Youtube como na rua,escola... E o que te faziam [na rua e na escola]? Diziam e,ainda dizem, que eu era "gay","paneleiro","bicha","gordo"...e até me chegaram a agredir,algo que ainda hoje acontece... Já denuncias-te isso?Há tua família,algum professor? Sim,denunciei à minha mãe,à minha diretora de turma mas,sinceramente,acho que nada se resolverá com castigos,porque eles já foram castigado e parece que não aprendem e,ainda por cima,as pessoas que gozam comigo são meus vizinhos.Também devido a isso,ando numa pedopsiquitra e psicóloga.Tenho imensa sorte na vida,só que não! Porquê que dizes isso?Sentes,de alguma maneira,incompreendido? Talvez sim,pois sou uma pessoa que não gosta de falar sobre estes temas,então isto acaba por me consumir bastante! Também devido a isso,tenho um grande desgaste físico e emocional.Mas pouco a pouco vai melhorando... Eu próprio já sofri desse bullying homofóbio.O que fazes para te abstraíres desse problema? O meu canal,ser jornalista no jornal da escola,tutor da bibloteca e... dormir.

O Youtube já te ajudou a melhorar alguma coisa,por exemplo a timidez?
Sim já! A timidez?Eu continuo a ter,mas só naqueles 5 minutos. (risos)
O Youtube está a crescer cada vez mais.Qual é a mensagem que queres deixar aos novos youtubers? Esta mensagem vais ser muito clichê mas,eu acho que as pessoas devem ser elas próprias e não criarem uma personagem e,tentem ser o mais original possível. Acho que a mensagem fala por si só!O que pensas fazer no futuro a nível profissional? Adoraria seguir algo ligado à comunicação,por exemplo,ser ator,jornalista,apresentador...ou então ser editor! E a nível do Youtube?Qual é o rumo que o teu canal tomará? Não sei,o futuro dirá. Tens algo em mente que me possas dizer em "exclusivo"? Estou a pensar em fazer vídeos,todos os dias,durante o mês de agosto!
E,ainda este ano, quero fazer uma série de Regresso às Aulas! Para terminar,uma mensagem que queiras deixar aos teu subscritores. Complicado(risos).Quero dizer que eles podem contar comigo para o der e vier. Muito obrigado pela entrevista!!! Muito obrigado,digo eu!A sério,adorei.Quero mais!!!
E terminou assim a minha entrevista com O Vlogger.Acho que foi uma boa entrevista mas vocês é que podem dizer se foi boa ou não e,por isso,gostava que deixassem um comentário a dizer o que acharam,eu agradecia imenso! Muito obrigado por lerem esta entrevista e,na próxima semana,iremos receber,neste espaço,a Madu Bom,não percam!
留言