top of page

MathGurl:Entrevista

  • Fernando Silva
  • 8 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

Sejam bem-vindos ao último post desta primeira temporada desta série de Entrevistas. A minha convidada de hoje é a youtuber portuguesa Inês Guimarães,mais conhecida por MathGurl (visitem o canal e subscrevam clicando aqui ). Esta youtuber conta com quase 5600 subscritores e, os seus vídeos são sobre matemática,a explicar alguns conteúdos matemáticos ,mostrar curiosidades sobre temas da sociedade com recurso à matemática ou historia de vida de alguns matemáticos e as suas descobertas mas tudo isto de uma maneira bem divertida,ou seja,ela transforma a matemática,que muitas vezes achamos aborrecida,numa coisa divertida e alegre! Eu estive à conversa com ela e,falamos sobre o seu trabalho,sobre a matemática nas escolas e,medidas para estimular os jovens alunos a gostarem mais

de matemática. O que te inspirou a criares o canal? Sempre fui apaixonada por matemática e sempre gostei de comunicar.No inicio do meu 12º ano,resolvi criar um canal no Youtube para mostrar às pessoas,principalmente aos jovens ,que a matemática pode ser encarada de uma forma divertida," humana" e descontraída.E não têm de ser vista como um "bicho de sete cabeças"!

têm

Sentes que as pessoas,de certa forma,desde que subscreveram o teu canal têm outra relação com a matemática?

Quero acreditar que sim! Acho que,pelo menos,lhes dou uma prespetiva diferente de olhar para esta área de conhecimento.

Tu misturas muito o humor nos teus vídeos. É algo que te agrada fazer,para além da matemática?

Sim! Acho que é fundamental as pessoas se divertirem enquanto aprendem.No meu caso,o humor é importante porque os vídeos devem ser uma fonte de entretenimento e,em geral,julgo que as pessoas devem espalhar ideias positivas e não só falar de aspetos negativos...

O Youtube já te ajudou a melhorar alguma coisa? Sim,sem dúvida.Por causa do Youtube e de alguns projetos, que já me proporcionou,tenho vindo a melhorar bastante a forma de comunicar com pessoas que não conheço.Antes,eu era muito tímida e introvertida,portanto,o Youtube ajudou-me a melhorar a parte social e interpessoal.

Quais são os projetos de que falas?Se poder saber...(risos)

Por vezes,convidam-me para aparecer e falar em certos eventos;também já tive oportunidade de dar palestras em escolas.

O Youtube já te trouxe reconhecimento,por exemplo virem ter contigo na rua?

O Youtube já me trouxe algum reconhecimento,mas sobretudo online,através das redes sociais.

Acho que nunca fui abordada por alguém totalmente desconhecido na rua,mas já encontrei amigos de amigos de amigos de amigos que vêem os meus vídeos... (risos)

O que mais gostas no teu canal?

Gosto do facto de ser diferente daquilo que se costuma a ver no Youtube e acho que é criativos [o canal].Pelo menos,acho que sou a única youtuber portuguesa que concilia ciência,educação e humor.Mas,claro,há sempre aspetos a melhorar...

Fala-me desses aspetos que tens de melhorar.

Gostava de conseguir fazer vídeos ainda mais dinâmicos e com melhores animações a nível matemático;também gostava de finalmente perceber qual é o "nível"de matemática que os vídeos devem ter,nunca sei se falo de coisas demasido básicas ou demasiado avançadas! E,claro,gostaria que o canal chegasses a mais pessoas.

Tu já recebeste comentários negativos? Felizmente,não recebo muitos,mas é óbvio que já recebi alguns.No entanto,considero que eles também são importante! Por um lado,há pessoas que nos fornecem críticas construtivas e,é evidente que nem toda a gente tem de apreciar o meu estilo e conteúdo;por outro lado,quando começam a aparecer os ditos "haters" é sinal de que os vídeos estão a alcançar um público maior e o canal está a crescer,por isso,é natural que eu não receba muitos comentários negativos,o canal ainda é pequeno.

Mas irá crescer e, muito,a originalidade cativa sempre.E os teus colegas,amigos ou familiares,o que dizem do teu canal e do facto de seres youtuber? Julgo que,no geral,a opinião deles é positiva.Apesar de algumas pessoas "gozarem" com aquilo que eu faço,eu sei que é na brincadeira.

Os meus pais,em particular,apoiam-me imenso e, também tenho imensos amigos que me encorajam e continuar a investir no canal.

Eu posso dizer-te,eu sou um "mega" fã teu e roi-me imenso contigo,nunca mudes... Muito obrigado,isso deixa-me muito contente! Tu deves ser uma das poucas jovens em Portugal que deve adorar matemática.O que achas que falta para cativar mais gente a gostar desta área?

Eu acho que é importante fazer um esforço para cativar a atenção dos estudantes,é preciso falar a linguagem deles,de igual para igual.Para além disso,creio que é importante fazer-se uma reforma na educação,porque alguns conteúdos programáticos são,honestamente,aborrecidos.E para concluir,as pessoas têm de entender que a matemática requer luta e criatividade,mas não tem de ser enfadonha,apesar de requerer muito trabalho.

Tu referiste uma vez na entrevista no "CC All Stars"[Programa da SIC Radical],que foi um professor no sétimo ano que te cativou para esta área.Queres falar um pouco dessa história? No sétimo ano,eu tive um professor que era muito odiado ou muito adorado pelos alunos,era daqueles que metiam medo ao passar no corredor. À medida que o fui conhecendo melhor apercebi-me de que ele era,realmente,exigente,mas valorizava muito o trabalho e empenho e "puxava" pelos bons alunos.Eles chegou a dizer-me que eu não sabia nada sobre matemática e tinha razão,foi ele que me motivou para aprender mais.

E depois referiste,ainda,outro professor...

Sim,a partir do oitavo ano,um outro professor começou a acompanhar-me,apesar de não ser ele a dar aulas à minha turma.Esse professor ajudou-me,sobretudo,a melhorar melhorar o meu raciocínio lógico e ajudou-me a preparar-me para as Olimpíadas de Matemática,uma competição onde temos de resolver problemas bastantes mais complicado do que os exercícios da escola.

Sim,eu conheço essas provas.Qual foi a fase mais longe que já chegaste?

Consegui chegar duas vezes à final e na segunda consegui uma medalha de prata.

Uma mensagem que queiras deixar aos teus subscritores.

Gostava de lhes agradecer imenso todo o apoio que me dão e os comentários positivos que fazem e espero continuar a produzir conteúdo que os agrade e faça com que se divirtam e aprendam ao mesmo tempo.

E para terminar,uma mensagem para quem está a entrar ou pensar entrar no mundo do Youtube.

Acho que o Youtube precisa de gente criativa com ideias inovadoras e que esteja disposta a trabalhar para isso.

Portanto,o meu conselho é: não tenham medo de inovar e sejam sempre fiéis a vocês próprios e às vossas convicções! Muito obrigado pela entrevistas e ficas a saber que adoro o teu trabalho.

Eu é que agradeço,foi um prazer!Beijinhos. Espero que tenham gostado desta primeira temporada,espero regressar o mais rápido possível com outro temporada,com novos youtuber. Antes de ir tenho a dizer que vou estar ausente na próxima semana,porque vou de férias e,só regressarei no dia 19 deste mês com um novo post e,foi por isso que esta entrevista não saiu na segunda-feira! Adeus e até dia 19.

Comments


Também podes gostar de:

        Obrigado!

Search by Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page