top of page

Ponto de Interrogação 2.01: Mini David


Tinha onze anos quando criou o seu canal e já se passaram quatro anos. É apoiante da causa feminista, pertence à comunidade LGBT e é vegan. Conta com cerca de 400 subscritores e faz videos ,essencialmente, sobre lifestyle, de vlogs e de opinião. É um youtuber que eu adoro tanto profissionalmente como pessoalmente e hoje é meu entrevistado nesta estreia da segunda temporada do Ponto de Interrogação. Ele é o Mini David (visita aqui o canal)

O que te inspirou para criares o canal?

Bem, eu já via outros youtubers como: o Miguel Luz, o KikoisHot, o Nurb e outros. Estes estes eram os meus favoritos, eles eram muito diferentes e criativos assim como eu era, adorava imenso o trabalho deles que aos decidi criar o meu próprio canal.

Começaste bastante cedo. Agora passando quatro anos, sentes um maturidade que não tinhas? Sim, de facto sinto, eu criei o meu canal quando era literalmente um criança e agora olho para trás e consigo ver em tudo o que errei no meu canal. Mas não me arrependo de todo de ter começado o canal muito cedo.

Ele [ o canal] funcionou como uma espécie de diário da passagem da idade infantil para a idade adolescente? Sim, nunca tinha pensado dessa perspetiva mas acho que realmente foi o que realmente aconteceu, como se fosse um diário virtual onde postei as coisas que mais me marcavam.

Quais eram esse "tipo de coisas"? Bem, se repararem bem no meu canal, ele está cheio de videos sobre a minha vida pessoal, sobre todas aquelas coisas que os adolescentes passam como namorados, amigos, histórias sobre todo o bullying que tive de enfrentar. Agora olho para aquilo e penso, bem eu tinha ninguém para desabafar por isso publiquei aquele tipo de videos, mas sinto que cresci e tenho de mudar o meu conteúdo.

O bullying que enfrentaste teve alguma coisa a ver com o canal? Não muito, até porque o youtube não era muito visto nas altura! A minha sexualidade foi um alvo para isso, obvio que quando o criei e comecei a ter orgulho de quem era e começar a falar abertamente das coisas nos meus videos para que "toda a gente" pude-se ver, obviamente que tive pessoas que tocaram nesse aspeto.

E o que te faziam? Eram agressões físicas ou psicológicas? Foram de todo o tipo, eu antes do meu canal sofri mais bullying do que depois [ do criar], diziam sempre que eu era gay e eu negava sempre, mas insistiam muito e tinham um ódio enorme por mim, por ser tão "gay". Uma das piores memórias que tenho foi um dia estava a sair da escola por volta das 16 horas e um grupo de três de rapazes persegui-me até casa estavam a chamar-me e a gritar coisas ofensivas e eu tive de correr porque eu eram um fraco, óbvio que naquele momento apanhei uma valente porrada. Este foi um dos piores momentos.

Ainda te marcam esses momentos?

De todo não, eu ter mudado de escola e de zona foi bom para mim, mostrou que se calhar não há tanta gente que odeia os gays e tornei-me uma pessoa mais forte.Não me esqueci como é óbvio, mas foi uma lição para mim e aprendemos sempre algo com as coisas más mas acho que devemos todos seguir em frente, que foi o que fiz

Em que aspetos o bullying que mudou?

Tornou-me mais forte, fez-me não desistir de mostrar quem sou, não ligar tanto à opinião dos outros mas ter um pouco mais de cuidado como demonstro as coisas.

O bullying influenciou alguma coisa no teu canal? Se sim, em que aspetos? Acho que sim, mas de forma positiva. Acho que mudei na forma como penso e falo nos meus videos, porque antes falava muito atrapalhadamente e agora tenho mais confiança.

Qual é o tipo de conteúdo que mais gostas de abordar no teu canal? De facto, eu adoro fazer storytimes mas o que mais gosto de fazer é contar uma "história" no microfone e depois fazer uma espécie de mini filme. Acho que fica tão giro! E o que menos gostas de abordar? Acho que nada, adoro fazer videos! O que achas de melhor no teu canal? Sinceramente, acho que não há nada assim tão bom no meu canal, há sempre algo a melhorar! E o que pensas melhorar? A qualidade e a edição, definitivamente. E em termos de conteúdo? No meu canal, há muita coisa que não gosto. Uma dessas coisas que detesto é quando acho que um video está péssimo e mesmo assim publico.

Costumas a receber mais críticas negativas ou positivas? Quando são negativas são sempre em forma de ódio, não ao meu video, mas à minha pessoa.Mas no geral tenho um feedback positivo.

Já foste abordado na rua? Se sim, que é as pessoas te disseram? Sim, algumas vezes. Costumam dizer-me que me adoram o meu canal e que sou uma inspiração para elas, por ser quem sou. De todo, acho um bocado estranho, não estou habituado (risos).

Quais são os teus objetivos para o canal futuramente? Bom...pergunta difícil. Eu estou a tentar trabalhar mais na edição e nas thumbnails, queria que fosse tudo "perfeito" no meu canal. Um spoilerzinho, eu estou a fazer um documentário, ainda não é nada definitivo, para celebrar os quatros anos do meu canal em junho. Eu quero publicá-lo. Uma mensagem para o teu futuro-eu O meu futuro-eu tem de ser mais confiante e mais seguro de tudo.Menos nervosismo, talvez ajudasse. Por fim, define os teus subscritores numa palavra Divásticos, definitivamente. Eu trato-os por "divas", então acho que é uma boa combinação.

E assim terminou o primeiro "Ponto de Interrogação", a próxima entrevista sairá daqui a duas semanas, no dia 19 de maio. Mas para a semana estreará o "Ponto Mais" com o Mini David como convidado, esta é uma rubrica complementar a esta com mais cinco perguntas para descobrirmos melhor quem é o Mini David. Não percam! Espero que tenham gostado e não se esqueçam de comentar!


Também podes gostar de:
bottom of page