top of page

Que área escolher no secundário?


Estamos a chegar ao final do ano letivo e os alunos do nono ano tem de escolher a área que querem seguir no secundário e que lhe permitirá seguir um curso superior ou não. É uma das decisões mais difíceis e mais importante das vossas vidas pois pode determinar o vosso futuro. Espero que este post vos ajude a decidir o melhor para vocês. Eu vou-me focar mais nos cursos regulares pois são os que eu estou mais à vontade para falaR. Qual é a minha área? Como foi o meu processo de escolha? A minha área é Línguas e Humanidades. Eu como sou um pessoa muito indecisa, tive grande dificuldade em decidir a minha área. Primeiramente, eu queria ir para ciências porque ouvia aquelas histórias de que dava mais emprego e prontos eu lá caia nisso.Mas passado algum tempo comecei a pensar na hipótese de ir para o ensino profissional e eu até tinha um curso pensado, então inscrevi-me na escola, passei pela avaliação da psicóloga e fui aceite. Mas eu acabei por cair em mim e percebi que não era o que eu queria e nem o melhor para mim. Então, surgiu humanidades que sim foi a área que me identifico e é a que achava que ia tirar melhores notas.

Quais as áreas que se podem escolher? Bem, nós podemos dividir as escolhas por dois grandes grupos(pois ainda há mais, mas não são tão comuns nas escolas): no ensino regular e o profissional. No ensino regular, temos os tão conhecidos cursos científico-humanísticos: Línguas e Humanidades, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Artes.

Nos cursos profissionais temos uma variedade de cursos, desde Auxiliar de Saude, Megatrónica, Teatro e muitos mais.

Como é a organização dos cursos regulares? Eu,neste caso, vou falar do ensino regular porque no ensino profissional há uma data de disciplinas e bastante diferentes do ensino regular.

Vamos primeiro ver como se dividem as disciplinas por anos. No 10º ano, além da escolha da área, terão de escolher as disciplinas bienais, que são a vossa componente especifica, que irão vos acompanhar durante o 10º e 11º e as quais podem poderão fazer exame no 11º. Depois no 12º, terão de escolher a disciplina anual, a qual não terão de fazer exame. Em termos de disciplinas obrigatórias temos primeiramente a vossa disciplina trienal, que ainda pertence à componente especifica e a qual terão de fazer exame no 12º ano, e depois tempos a componente geral que incluem disciplinas trienais e bienais. Quais são as disciplinas que compõe os cursos? Na componente geral, que é igual para todos os cursos, temos as seguintes disciplinas: Português (trienal), Inglês (bienal), Filosofia ( bienal) e Educação Física ( trienal). Nas componente geral, cada curso tem as suas disciplinas. As bienais são à vossa escolha e dependem da oferta da escola.As disciplinas anuais do 12º ano ainda não sei bem como são e quais podem escolher porque ainda não me informei bem sobre isso.

Ciências e tecnologias:

Para as bienais podem escolher: Biologia e Geologia, Fisico- Química A e Geometria Descritiva A. A vossa trienal obrigatória e a qual terão de fazer exame no 12º é Matemática A.

Línguas e Humanidade: As bienais que estão para ser escolhidas são: Geografia A, Literatura Portuguesa, uma outra língua estrangeira, Latim A e MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais) . A trienal obrigatória é História A.

Ciencias Socioeconómicas:

As bienais que podem ser escolhidas são: Geografia A, Economia A e História B A trienal obrigatória é Matemática A. Artes: As bienais que podem ser escolhidas são: Geometria Descritiva A, Matemática B e História Cultura das Artes.

A trienal é Desenho A.

Afinal, qual o curso ou área que deves escolher? Sinceramente, eu acho que deves escolher a área que gostes e que tenhas jeito. Deve essencialmente aliar as duas coisas. Nunca ouças aqueles conselhos de que "Humanidades é para o desemprego" ou "Artes não dá para nada" porque isso não corresponde totalmente à verdade. O mercado de trabalho hoje em dia é super instável e está cada vez mais seletivo, num dia o podemos ter ciências no auge e noutro artes ou humanidades, depende muito. Vocês devem seguir aquilo que mais gostarem e de que tiverem mais jeito, se vocês forem contrariados para uma área que vocês não gostam, os resultados serão péssimos. Pensem bem no que querem para o futuro, pensem no que gostam e no que têm jeito. Lá para setembro,vou dar umas dicas de como se devem organizar no secundário e falarei um pouco mais sobre a minha área. Esperem até lá!

Também podes gostar de:
bottom of page